segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dialogando com Paulo Freire

"O trabalho precisa ser sobre Paulo Freire?" Essa é mais uma dúvida entre os interessados em participar do 11º Repensando a Prática Pedagógica: dialogando com Paulo Freire. A escolha do tema não é fruto do trabalho da Comissão Organizadora, mas de uma demanda expressada pelo coletivo do Caic no ano passado.

Celebrar a contribuição do professor Paulo Freire para a Educação brasileira foi uma das metas apontadas pelo último Congresso do Caic (Concaic), realizado em 2010. No ano em que o Brasil comemora os 90 anos de nascimento do educador, o seminário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande aproveita o momento de partilha de saberes e fazeres pedagógicos para homenageá-lo.

A 11ª edição do evento é oportunidade para compartilhar com as escolas de educação básica de Rio Grande os resultados significativos que os processos de formação continuada possibilitam. A Escola Cidade do Rio Grande convida os professores das escolas do município e interessados em Educação a dividir experiências pedagógicas, a trocar saberes, a dialogar, como inspira o tema deste ano: "Dialogando com Paulo Freire".

Apresentação de trabalhos
As sessões de trabalhos serão espaços de conversa sobre o que os professores sabem mais: a própria experiência docente. Dentro dos moldes do formulário de envio de trabalho o participante pode sintetizar uma atividade que deu certo, relatar um conjunto de práticas, contar como acontece a formação continuada em sua escola, apresentar uma proposta inovadora em educação básica, repartir, enfiim, rotinas escolares e processos formativos com outros professores atuantes e em formação.

Cada trabalho pode ter até dois autores e deve se encaixar em um dos eixos temáticos que o evento propõe: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos os inscritos - ouvintes e apresentadores - receberão certificado de participação. E mais: no momento do credenciamento cada participante poderá escolher uma oficina temática para se matricular.

Oficinas temáticas 
As oficinas temáticas serão realizadas na manhã da terça-feira, 18 de outubro, no Caic. Os professores da Escola Cidade do Rio Grande estão trabalhando na preparação das oficinas. A Educação Infantil e a EJA já definiram seus títulos:
a) A utilização de vídeos na Educação Infantil
b) A Educação Física na Educação Infantil
c) Uma proposta pedagógica de EJA em construção
Nos próximos dias serão divulgadas as oficinas dos Anos Iniciais e dos Anos Finais. Não perde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário